14 de janeiro de 2012

Aceitação - O Início da Transformação


A aceitação não é um acto de desistência ou de fraqueza, é o inicio de uma transformação!

A coisa que pensamos, quando ouvimos falar em aceitar, seja de uma pessoa, de um facto ou de uma circunstância, é de que estaremos a ser submetidos, estamos a agir como desistentes, estamos a agir como conformados e pessoas cheias de inércia. Contudo, se quisermos modificar qualquer aspecto da nossa vida e de nós mesmos, devemos começar exactamente com a aceitação. A aceitação é detentora de um poder transformador que só quem já experimentou pode avaliar. É difícil aceitar uma perda material ou afectiva, uma dificuldade financeira, uma doença e uma humilhação.

Mas a aceitação é um acto de força interior, sabedoria e humildade, pois existem inúmeras situações que não estão sob o nosso controlo. As coisas são como são, e temos de perceber isso. A única “coisa” que podemos mudar, é a nós mesmos, portanto, se não houver aceitação, o que estaremos a fazer é insensato e insano. Ser resistente, zangar-se, revoltar-se, negar, deprimir, desesperar, indignar-se, culpar, culpar-se são reações emocionais carregadas de raiva. Raiva do outro, raiva de si mesmo, raiva da vida. E a raiva destrói.

A aceitação é uma força que desconhecemos, porque somos condicionados a lutar, a esbravejar, a lutar. Aceitar não é desistir, nem tão pouco resignar-se. Aceitar é estar lúcido do momento presente e de como a vida se apresenta. Tudo está coordenado pela Lei da acção e reacção. No instante em que aceitamos, desmaterializamos situações que foram criadas por nós, soluções surgem naturalmente através da intuição ou são-nos enviadas as respostas para o problema.

Tudo é movimento. Nada é permanente.

A nossa tendência natural é resistir, não aceitar combater tudo o que nos contraria e o que nos gera sofrimento. Dessa forma prolongamos a situação. Resistir só nos mantém presos dentro da situação desconfortável, muitas vezes perpetuando e tornando tudo mais complicado e pesado. Quando não aceitamos, tornamo-nos amargos, revoltados, frustrados, insatisfeitos, cheio de rancor e tristeza. E esses padrões mentais e emocionais criam mais dificuldades e nunca a solução.

Aceitar é expandir a consciência e encontrar respostas, soluções, alívio. Aceitar é o que nos leva à Fé. É fundamental entender que aceitar não significa desistir. Ter muitos propósitos a serem atingidos é nossa atitude saudável diante da vida. Aceitar refere-se ao momento presente, ao agora. No instante em que aceita, em que se entrega ao que a vida quer lhe oferecer, novas ideias surgem para prosseguir na direcção desejada, saindo do sofrimento.